Professores

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1976), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Atualmente é Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo, Professor Voluntário da Universidade Federal do Espírito Santo, Professor Colaborador da Universidade Estadual do Ceará e Professor Associado III Aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerência de Redes e Serviços, Avaliação de Desempenho e Planejamento de Capacidade, Redes Sem Fio de Banda Larga, Modelagem de Informação suportada por Ontologia, Interoperabilidade Semântica de Sistemas de Informação, Simulação Estocástica, Redes Ópticas Elásticas e Redes Ópticas Dinâmicas.
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Doutor em Eletrônica pela Universidad de Alcalá (2010). Foi pesquisador do Grupo de Bioengenharia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas entre 2006 e 2010. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, ambos da Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil. Atua como membro da Junta Diretiva da da Asociación Iberoamericana de Tecnologías de Apoyo a la Discapacidad, contribuindo no apoio à difusão do conhecimento na área de tecnologias de apoio à deficiência. Possui experiência em Eletrônica e Engenharia Biomédica, atuando principalmente nos seguintes temas: robótica de reabilitação, desenvolvimento de sensores e interfaces homem-máquina, análise de marcha (gait analysis), processamento de sinais biomédicos, tecnologias de apoio à deficiência e ajuda à mobilidade.
Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo com ênfase em telecomunicações. Mestrado em engenharia elétrica no laboratório de telecomunicações da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutorado em física na Imperial College London, financiado pela CAPES. Pós-doutorando em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente professor titular adjunto com dedicação exclusiva do departamento de engenharia elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo.
Possui Doutorado e Mestrado em Computação Cientifica e Sistemas de Potência - UFF, Especialização em Administração e Negócios - UCAM, Bacharelado em Administração - UFRRJ e Graduação em Engenharia Elétrica - UFF. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Estimação de Estado, Metaheurísticas, Sistema de Potência e Telecomunicações. Foi Tutor Presencial no curso de Tecnologia de Sistemas de Computação oferecido pelo CEDERJ e professor no Instituto Federal do Espirito Santo. Realizou pesquisa no âmbito do programa Pós-Doutorado da CAPES na UFES. Ocupa atualmente o cargo de Professor Classe C - Adjunto I do Departamento de Computação e Eletrônica do CEUNES/UFES.
Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Laboratório de Telecomunicações (LabTel) da UFES. Fez parte do quadro permanente do curso de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). É Professor Adjunto do curso de Engenharia Elétrica da UFES desde Fevereiro de 2012. No grupo de pesquisas em Telecomunicações da UFES, sediado no LabTel, realiza investigações relacionadas aos Sistemas de Telecomunicações, com ênfase em Sistemas Multiportadoras OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) aplicados às comunicações ópticas de longo alcance O-OFDM (Optical OFDM), às redes ópticas passivas PON (Passive Optical Networks), às Comunicações sem Fio na Tecnololofia Rádio sobre Fibra, e às comunicações via Rede de Distribuição de Energia Elétrica PLC (Power Line Communications) de baixa e média Tensões.
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Física - Imperial College of Science Technology and Medicine (2001). Trabalhou como pesquisador na Britsh Telecom e posteriormente na Corning entre os anos de 1998 e 2001.Fez um estágio pós-doutoral no INESC-Porto em Portugal. Desenvolve pesquisas em parceria com diversas empresas nacionais e com diversos grupos de pesquisa no Brasil e no exterior nas áreas de telecomunicações, projeto e análise de desempenho de redes ópticas de acesso e de transporte, sistemas e dispositivos para comunicações ópticas, comunicação por rede redes elétricas de baixa e média tensões e mais recentemente em redes de sensores sem fios. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: telecomunicações, comunicações ópticas, redes ópticas, eletromagnetismo aplicado e dispositivos ópticos.
Possui graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Realizou estágio doutoral (2011-2012) no GERAD - Group d' Études et de Recherche en Analyse des Décisions, em Montréal, Canadá. Atuou como pós-doutoranda no Laboratório de Telecomunicações - LabTel e PPGEE (Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica), pesquisando aplicações da Teoria de Grafos e da Teoria Espectral de Grafos a problemas em Sistemas de Telecomunicações e em Sistemas de Distribuição de Energia. Atualmente é professora do Departamento de Engenharia Elétrica da UFES.
Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Física pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação - UNICAMP (1996). Atuou em várias Instituições de Ensino Superior em Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa, supervisão e orientação de alunos. E´ o caso da CEFET/PR, hoje Universidade Tecnólogica Federal do Parana (UTFPR) e o Instituto Militar de Engenharia (IME). Também trabalhou na empresa Optiwave Corporation Inc., Ottawa-Canadá no desenvolvimento de produtos de software para projeto de amplificadores e sistemas ópticos. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem trabalhado nos últimos anos na modelagem e implementação prática de dispositivos em fibra, atuando principalmente nos seguintes temas: amplificadores ópticos, efeito plasmônico e sensores em fibra, não linearidades em fibras, aplicação de dispositivos em redes WDM, sistemas de altas taxas.
Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Engenharia Eletrônica - University of Essex (2002). Realizou Estagio Pos-Doutoral na Stanford University entre Out 2010 e Set. 2011. Desde 1995 é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuou como Prof. visitante e PNRL/EE Stanford no ano acadêmico 2010/2011 e como visitante e colaborador na Universidade Estadual de Campinas co-orientando Tese e Dissertação no Optinet/DECOM/FEEC . Foi tutor do Grupo PET (Programa de Educação Tutorial -SESu/MEC) da Eng. Elétrica da UFES no perido 2006-2010, onde desenvolveu trabalhos em áreas multidisciplinares. Foi Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica PPGEE/UFES no período 2012-2016. Os seus Interesses de pesquisa envolvem Sistemas de Telecomunicações, Comunicações Ópticas, Sensores Ópticos, Redes Ópticas e Redes de Computadores e de Datacenters.