Quem Somos

Criado no ano de 1978, o Laboratório de Telecomunicações (LabTel) é um laboratório vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), do Departamento de Engenharia Elétrica, localizado no Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Suas linhas de pesquisa são Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Além disso, o LabTel conta com dois laboratórios: um dedicado a simulação computacional em comunicações ópticas e o outro exclusivo para a realização de trabalhos experimentais.

A equipe de trabalho é formada por alunos desde a graduação, passando pelo mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os pós-docs do LabTel tem como objetivo atuar na orientação e realização dos trabalhos de modo que aproximem os alunos de Iniciação Científica (Graduação) e os de Mestrado e Doutorado (Pós-Graduação) e, assim, dinamizar a realização de trabalhos científicos e tecnológicos. Todos se beneficiam com esta aproximação e pode-se alcançar melhores resultados ao realizar os trabalhos.

O laboratório também possui uma notável inserção internacional, com parcerias efetivas e diversas colaborações, por exemplo, com pesquisadores de países como Portugal, Espanha, França, Canadá, Dinamarca e muitos colaboradores em Instituições Brasileiras. Em breve, as colaborações devem se estender a pesquisadores da América do Sul, onde essas atividades são menos proeminentes. O objetivo é aprender novas maneiras de resolver problemas e alcançar o padrão internacional no desenvolvimento de nossas atividades. Esta visão aplica-se ao Ensino, Pesquisa e Extensão.